10 Dicas para aumentar o seu engajamento no Instagram

Aumentar o engajamento no Instagram é um grande desafio. No entanto, com algumas dicas você vai conseguir passar por isso de modo simples e fácil. Neste post, você vai ver dez dicas para mudar a forma como seu público interage com você, confira!

Defina uma persona

A persona é um personagem semifictício que representa o seu cliente ou público ideal. Dessa forma, antes mesmo de pensar em produzir qualquer tipo de conteúdo, é importante que você saiba para quem está criando e essa é a função da persona.

Para criar a sua persona, foque nas seguintes características: faixa etária, renda, hábitos e interesses. Baseie todos esses dados no seu público, veja qual a faixa etária que predomina nele, a renda e assim por diante.

Crie bons conteúdos

Agora que você já sabe para quem vai criar conteúdo, é hora de por a mão na massa. Basicamente, pense em coisas específicas que vão agradar a sua persona, por exemplo, se ela gosta de viagens por que não criar algo sobre isso? Planeje o que vai fazer, assim você sabe que está produzindo algo que o seu público vai se interessar.

Crie um layout

O Instagram é uma mídia social extremamente visual, logo, ter uma bio para Instagram é essencial para ter sucesso nela. Com isso em mente, pense em como as suas postagens vão interagir umas com as outras em seu feed, focando em uma harmonia visual.

Diversas pessoas vão seguir você somente por gostarem do seu layout e esse será mais um ponto de engajamento. Além disso, o layout pode transmitir ao seu público a sua personalidade, isto é, a sua identidade como criador de conteúdo.

Desenvolva uma rotina de postagens

O raciocínio é simples, quanto mais você mais postar, mais as pessoas vão interagir. Contudo, para aumentar a sua frequência de postagens, às vezes é necessário abdicar um pouco de qualidade. Faça isso sem prejudicar muito o seu conteúdo, ou poderá obter o efeito contrário ao desejado.

Somado a isso, quando você tem uma frequência de postagem em horários específicos, seu público consegue acompanhar você mais facilmente, além de se preparar para uma interação diária.

Use e abuse dos stories

O story é uma das melhores ferramentas para engajamento do Instagram. Se você observar os perfis que você segue, provavelmente vai ver diversas pessoas que compartilham coisas do dia a dia nos stories. Por incrível que pareça, esse simples ato é uma forma de fazer com que seu público se sinta mais próximo de você e isso é excelente para o engajamento com o seu perfil.

Interaja com seus seguidores

Não são só os seus seguidores que devem interagir com você. Em outras palavras, aproveite para engajar com o seu público, pois essa é uma das melhores maneiras de aumentar o engajamento no Instagram.

Desse modo, quando receber um comentário em uma foto, por exemplo, curta ele e responda. Se alguém te mandar uma mensagem no direct, responda. Dê atenção ao seu público e se encontrar algo de interesse geral, tire um print e leve ao seu story para maior interação.

Estimule a interação

No Instagram, existem ferramentas excelentes para você estimular a interação com seu público. Assim sendo, você pode fazer enquetes nos stories, pedir a opinião de seus seguidores em um post e várias outras coisas. Todavia, tome cuidado para não exagerar e se lembre de retribuir a atenção recebida.

Use hashtags

As hashtags são uma ótima ferramenta para ganhar visibilidade para o seu conteúdo, principalmente de pessoas que ainda não seguem seu perfil. Faça bom uso delas para atrair novos seguidores, assim conseguirá uma maior visibilidade e engajamento no seu Instagram.

Faça parcerias

Não há por que fazer tudo sozinho, procure alguma outra pessoa que crie conteúdo para um público semelhante ao seu e busque parcerias. Nessa lógica, vocês podem fazer uma live em conjunto, uma indicação de perfil ou qualquer outra coisa que idealizarem. Assim, você conseguirá um maior engajamento entre os seguidores de ambos, o que será benéfico para os dois.

Vá além das imagens

Hoje a plataforma já permite o envio de vídeos no feed e utilizar esse formato de conteúdo pode ser muito interessante para aumentar o engajamento no Instagram. Basicamente, os vídeos geram maior empatia no espectador e causam uma sensação de proximidade. Esse simples fator já pode ser o suficiente para estimular alguém a engajar com você.

Uma jornada de sucesso nas redes sociais começam com um pouco de sorte, e nada como receber boas energias através dos sinais que podem ser encontrados no horóscopo de hoje através de previsões para um futuro melhor.

Mas e você, tem alguma dica? Deixe nos comentários aqui embaixo e compartilhe com todos!

Jô Hedler

Website: