Dicas de marketing para aplicar numa oficina de carros
A maneira como as mídias sociais são usadas mudou drasticamente na última década. O que costumava ser uma ferramenta para se conectar com amigos, familiares e ex-colegas de classe tornou-se um componente essencial de como as pequenas empresas se comercializam. No mundo do reparo automotivo, onde a reputação é tudo, usar o Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat para interagir efetivamente com os clientes pode significar a diferença entre ser apenas mais uma oficina ou ser a loja de referência no quarteirão.
Como a mídia social pode ser usada para atingir o público-alvo de uma oficina?
Novamente, a localização de conteúdo e o fornecimento de serviços estendidos são muito importantes. Você pode pegar os carros dos clientes? Existe algum tipo de proteção veicular, como por exemplo a proteção veicular duque de caxias?
Destaque e mostre-o. Faça vídeos curtos sobre sua loja e incentive os clientes a darem recomendações. Você também deve procurar oportunidades de relações públicas vinculadas à comunidade local, como doar serviços para policiais ou ajudar pessoas em perigo. Acima de tudo, fique longe de tópicos religiosos ou políticos – nada criará uma reação mais rápida.
Eu recomendo usar Twitter, Instagram e Tik Tok ainda mais do que o Facebook. Eles são ótimas fontes para novos clientes e referências. Seja VISUAL! Use muitas fotos e vídeos curtos para mostrar sua loja.
Existem alguns tipos de postagens que são mais eficazes do que outros para atrair clientes (por exemplo, cupons, vantagens de indicação, etc.)?
Absolutamente. Brindes sempre puxam bem. Pense em estratégias criativas! Os profissionais de marketing locais mais experientes são aqueles que pegam em eventos locais populares ou notícias oportunas e dão a eles um toque positivo. Apenas como um exemplo, ultimamente tem havido muitas histórias sobre uma criança que tem que caminhar para a escola porque o carro dos pais quebrou ou a rota do ônibus mudou ou qualquer outra coisa. Use algo assim para fazer um serviço público, e depois faça um cliente “alertar” a imprensa. Não faça você mesmo, peça a um defensor que chame a atenção da mídia. E, a propósito, faça isso porque é a coisa certa a fazer, não apenas para a imprensa. Mais uma vez, a autenticidade é fundamental.
Qual é o melhor conselho para os empresários que desejam atrair novos clientes por meio das mídias sociais?
A primeira suposição é que seu público está procurando clientes locais. Sendo esse o caso, use o máximo de localização possível: depoimentos de clientes, eventos locais relevantes, etc. Se você estiver usando publicidade no Facebook, seja muito seletivo com palavras-chave e critérios de segmentação. Não desperdice dinheiro com anúncios gerais ou genéricos. Eles não funcionam e o ROI geralmente é negativo.
E lembre-se: Quem não está na internet, não existe!