Fatores a evitar no seu e-commerce se quiser se posicionar no Google
Para conseguir um posicionamento vantajoso de SEO para e-commerce, é importante cumprir uma série de passos que vão te ajudar a destacar sua loja eletrônica das demais e assim conseguir competir com as grandes empresas que lideram o mundo online, como a Amazon, eBay, entre outros.
Posicionar uma loja no Google não é uma tarefa tão fácil. Mesmo que alguns passos pareçam fáceis, é fundamental evitar cometer alguns erros que indicaremos neste post.
Um bom exemplo que você encontra esta técnica aplicada é a loja nike de tenis chamada Vai de Tenis, com produtos como o tenis dolce gabbana masculino.
Erros a evitar ao posicionar seu e-commerce
Para que uma loja online consiga um posicionamento favorável, é aconselhável ter em conta os seguintes erros a evitar num e-commerce:
Crie categorias sem textos
Por não terem textos originais que estimulem o posicionamento da página nas categorias, estas ficam como uma simples lista de produtos em que o cliente encontra informação que também está dentro de cada artigo, pelo que não é novidade nem impulso à loja online.
Se você deseja criar seus próprios textos para posicionar um e-commerce no Google, é necessário que estes tenham palavras-chave específicas para a categoria, que são introduzidas naturalmente em cada post e estimulam a conversão de potenciais clientes.
Ter uma estrutura incorreta
Quando existe uma estrutura incorreta no e-commerce, a conversão não se concretiza, pois disso depende a forma como os usuários e potenciais clientes acessam os produtos que você oferece. Se alguém não conseguir o item que procura em alguns cliques, simplesmente sai da página e decide fazer a compra em outra loja
Isso pode acontecer com um e-commerce que não priorizou corretamente as informações de seus produtos. Bem, mesmo quando eles têm muitos a oferecer, eles podem não ser fáceis de obter, afetando assim o processo de conversão.
Não faça links entre produtos
Quando você cria apenas os produtos da loja, mas sem links para outros artigos, o número de páginas que chegam ao Google e a venda cruzada delas são afetados. Portanto, eles não aparecerão entre as primeiras opções da lista que os mecanismos de pesquisa mostram.
Não otimizar meta descrições
Quando as meta descrições não são otimizadas corretamente, as chances de aparecer entre as primeiras opções mostradas por buscadores como o Google diminuem. Além de não os incentivar a clicar. Portanto, o nível de tráfego para a loja online não crescerá tão rapidamente quanto o desejado.
Por isso, sempre recomendamos que você otimize as meta descrições dos produtos, usando as palavras-chave de forma adequada.
Indexe os parâmetros que as URLs possuem
Este é um erro muito comum que se comete na hora de criar filtros para produtos e sessões de usuários, já que ao utilizar estes elementos, alguns parâmetros não modificam as informações da página. Causando como resultado a criação de diversas URLs que estão relacionadas ao mesmo conteúdo.
Para evitar esse erro, você pode adicionar a tag identificada como “rel=canonical” na página considerada original. Também é importante que você indique ao Google quais parâmetros devem ser ignorados ao indexar páginas da web.
Estratégias que não atraem a atenção de potenciais clientes
Quando não são geradas informações que prendam a atenção dos usuários e possíveis clientes em potencial, incorre-se em um dos erros que afetam o posicionamento de SEO de uma loja virtual, pois existem diversas formas de oferecer produtos que conseguem links sozinhos.
Para evitar isso, você pode criar postagens originais totalmente diferentes do padrão, com as quais você pode capturar a atenção dos usuários, além de conseguir links no blog e menções nas redes sociais.
Não otimizar o comércio eletrônico para dispositivos móveis
Não é segredo para ninguém que o uso do celular é cada vez mais o meio preferido dos internautas. As compras online não fogem a esta realidade e, por isso, é muito importante criar uma alternativa adaptada para os utilizadores com os quais possam adquirir produtos desta forma.
Não incluir um design responsivo em seu e-commerce afeta consideravelmente o posicionamento de uma loja no Google e as conversões, pois a distorção das imagens ou a falta de conteúdo que produz a visualização de um site em um dispositivo móvel, pode causar muitos possíveis clientes não conclua a venda e saia rapidamente do site.
Não estruture os dados nas abas
Quando você não estrutura as informações dos produtos em suas abas, você tem menos chances de aparecer nas primeiras posições dos buscadores.
Portanto, se você deseja que sua loja online apareça no topo dos buscadores, é importante que você utilize ferramentas com as quais possa estruturar e adicionar conteúdo diretamente, dispensando assim plugins e códigos.
O excesso de palavras-chave
Embora seja verdade que o Google é bastante exigente com o uso de palavras-chave para categorizar o conteúdo, ele também penaliza as páginas em que são usadas excessivamente, alegando otimização ou preenchimento de palavras-chave, o que afeta negativamente o posicionamento.
Por isso, recomendamos que você não otimize demais o KW, use sinônimos e desenvolva seus textos com naturalidade, sem forçar nenhuma palavra-chave ou escrever de forma robotizada. Porque isso tem uma aceitação melhor pelo Google.
Velocidade de carregamento lenta
No mundo das lojas online, o carregamento lento é algo que não pode ser permitido, pois representa um elemento “repulsivo” para o usuário que impede em grande parte sua conversão. E é que o tempo que leva para uma página de loja de comércio eletrônico carregar totalmente não deve exceder dois segundos.
A influência do período de carregamento de um e-commerce é de tal magnitude. Que cerca de 40% dos potenciais clientes tendem a abandoná-lo quando a carga é de três segundos ou mais. Além disso, cada segundo gasto afeta o processo de conversão e a satisfação do cliente cai aproximadamente 7%.
Se a velocidade de carregamento de uma loja online for muito lenta, isso leva a mais manutenção. Então o custo disso é um pouco maior e o número de páginas indexadas é reduzido.
Use fotografias obtidas na web
Todo usuário que deseja comprar um produto em uma loja online busca obter o maior número de detalhes e você deve fornecê-los. Já que isso gera confiança e influencia diretamente no processo de conversão. Portanto, para posicionar uma loja no Google, é preciso ter imagens próprias de boa qualidade e não roubadas de outros sites.
Além disso, com isso, você também pode capturar links rastreando os sites que os utilizam. E solicitando ao administrador da página que crie o respectivo link. Para isso você pode usar algumas ferramentas como o Image Raider.
Dependendo do nicho de mercado, o realismo das imagens feitas por você pode representar um elemento bastante alto de confiança e fidelidade, já que o uso daquelas que são montagens ou imagens de estúdio tendem a afetar negativamente a decisão de compra de potenciais clientes.
O não feedback
Outro dos erros mais comuns cometidos no e-commerce é pouco ou nenhum feedback de clientes e seguidores. Pois bem, causa desconfiança, deslealdade e baixa conversão.
Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você sempre responda às dúvidas das pessoas que se interessam pelos seus produtos, seja diretamente na loja ou pelas redes sociais. Além disso, é importante resolver rapidamente qualquer inconveniente que possa surgir.
Da mesma forma, é importante destacar que, para qualquer empresa digital ou física, o cliente é sempre o principal participante. Neste sentido, mantenha um nível de comunicação óptimo com os utilizadores da sua loja online para que sintam que contam com o seu apoio e assim elevem o seu nível de confiança a ponto de o recomendarem a outros internautas. Ou seja, tenha um suporte extraordinário ao cliente.