Quem são os baby boomers na internet?

Este termo vem crescendo bastante entre os internautas. Você já ouviu falar? O que significa o nome baby boomers?

O nome da geração refere-se ao baby boom do pós-guerra, um aumento radical no número de nascimentos após a Segunda Guerra Mundial observado em quase todo o mundo. O nome apareceu pela primeira vez em janeiro de 1963 em um artigo no Daily Press.

A geração baby boomers inclui pessoas nascidas entre 1946 e 1964. As pessoas nascidas após 1965 estão incluídas na chamada Geração X. Os baby boomers são pais da Geração X e dos millennials.

Quais são as características dos baby boomers?

Representantes desta geração foram caracterizados pelo otimismo de vida relacionado à rápida melhora na situação econômica após a Segunda Guerra Mundial. Mais do que as gerações anteriores, os representantes dos baby boomers se concentraram em si mesmos, em suas necessidades e em sua própria satisfação. 

Este último trouxe-lhes sucesso profissional. Atribuíam mais importância às autoridades e às regras e padrões de conduta previamente estabelecidos do que as gerações subsequentes. 

Como funcionários, eles eram pacientes e se esforçavam para alcançar a estabilidade no trabalho. Eles eram leais ao empregador e raramente mudavam de emprego (agora essa geração está saindo lentamente do mercado de trabalho). 

A televisão foi o meio mais importante para eles, embora também usem outros meios “clássicos” , como rádio e imprensa.

O que significa “ok boomer”

Esse termo ganhou popularidade em 2019, embora tenha aparecido na Internet anteriormente. É uma frase usada pelos jovens para desacreditar tanto os baby boomers quanto a geração X.

O termo é frequentemente usado para pessoas que lutam contra as mudanças tecnológicas, desafiam as mudanças climáticas ou questionam os valores dos millennials ou pós-millennials (gerações Y e Z).

Os baby boomers se sentem desconfortáveis ​​em uma situação de conflito, não estão acostumados a receber feedback. Eles podem  priorizar o processo, não o resultado.

Hoje cada vez mais se vê os baby boomers no mercado de trabalho e também presentes na internet. São influenciadores de todas as idades, e o preconceito já está cada vez menor. É comum ver vídeos no Tik Tok com pessoas não tão novas fazendo suas coreografias e ganhando seguidores.

O mundo está cada vez mais tecnológico e todos precisam estar por dentro das mudanças se quiserem se sentir parte do mundo.

Uma grande proporção de pessoas mais velhas (cerca de um terço) ainda não usa computador. Na maioria das vezes eles simplesmente não sentem essa necessidade, embora também haja alguns deles que não têm acesso ao equipamento ou não podem usar um computador. As pessoas que não usam a Internet geralmente não têm motivação para mudar. Alguns admitem que mudariam de ideia se a internet fosse mais barata ou gratuita.  

As pessoas mais velhas que usam a Internet costumam navegar em sites, enviar e-mail e são ativas nas redes sociais. 

Quase 1/5 dos idosos recorre à ajuda de outros para tratar de alguns assuntos através da Internet. A assistência mais frequentemente diz respeito ao pagamento de contas, compras on-line, com menos frequência.

O desenvolvimento de técnicas de comunicação pode acelerar significativamente a luta contra a exclusão digital, especialmente entre os idosos

Temos muitas barreiras a superar, desde o acesso à Internet, custos relacionados aos serviços, até o medo de usar um computador, mas com certeza cada vez mais essa geração se fará presente no mundo digital.

Jô Hedler

Website: