4 dicas de como começar bem seu negócio

Começar seu próprio negócio está sempre associado a riscos, muito esforço e muito trabalho. Realizar sonhos, ser seu próprio chefe, além da visão de ganhos muito maiores do que nunca em um emprego de tempo integral. O que pode nos ajudar nos primeiros anos de administração de um negócio?

Não há um bom momento para começar seu próprio negócio. Logo após a faculdade? “Você é jovem, não conhece a vida, esta empresa entrará em colapso rapidamente.” Antes dos trinta? “Vamos nos casar e ter filhos em breve, onde está o tempo para administrar um negócio mesmo doze horas por dia?” Antes dos quarenta? “Como você tem um emprego, o que você faz, e então você não vai estar em casa?” Mais tarde? “Você tinha que planejar com antecedência, se você tem um emprego em tempo integral, então fique, espere até a aposentadoria.” 

No entanto, se sonhamos com isso e queremos ousar mudar nossas vidas – não vamos adiar os planos para um futuro indeterminado. Como começar bem?

Procure um padrão e ouse perguntar

Muitas mulheres admitem que foram inspiradas a iniciar um negócio por uma pessoa famosa ou amiga que conseguiu iniciar um negócio. Se já temos uma ideia em que área queremos atuar, por exemplo, montar uma loja online ou fazer bolos por encomenda, vale a pena encontrar, por exemplo, nas redes sociais uma pessoa que entenda bem da área em que queremos desenvolver e tem muitos anos de experiência na indústria.

Vale a pena ousar perguntar sobre o início do negócio ou mesmo pedir conselhos – nem sempre essa pessoa é nossa concorrência direta, porque, por exemplo, ela trabalha localmente em uma região completamente diferente e seu conhecimento pode nos salvar de muitos erros. no início. Vale a pena aproveitar a experiência dos outros quando querem compartilhá-la.

Não economize no que é importante

Ninguém quer pagar a mais, principalmente quando ainda não sabe se o negócio vai dar certo. No entanto, há algumas coisas que absolutamente não devem ser ignoradas. Primeiramente, durante treinamentos e cursos relacionados à área que queremos atuar. 

Em segundo lugar, em equipamentos que são cruciais para um determinado trabalho, por exemplo, um laptop – ao escolher um modelo barato que terá que ser trocado depois de dois anos, perdemos mais do que ganhamos. Ou uma batedeira profissional, se for um negócio de bolos, por exemplo.

Em terceiro lugar, administrar uma empresa envolve muitas questões financeiras e tributárias. Um bom escritório de contabilidade vale ouro e, neste caso, também não vale a pena procurar apenas o mais barato.

Seja profissional desde o primeiro dia

Não importa se você administra seu negócio há uma semana ou uma década, sempre deve ser profissional no contato com clientes ou contratados. Atender o telefone, por exemplo, fora de casa em transporte público ou com uma criança no parquinho, e ser solicitado a repetir a pergunta várias vezes porque há um barulho terrível ao redor, não parece profissional. 

No entanto, isso não significa que você tenha que ficar acorrentado ao seu local de trabalho doméstico.  É melhor cuidar de bons fones de ouvido com cancelamento de ruído, por exemplo. 

Promoção criativa, cuidado para não exagerar

Pode parecer que hoje em dia o marketing é feito quase exclusivamente por influenciadores. Vale lembrar que esse canal de promoção nem sempre é o melhor para alguns negócios recém-criados. 

Por exemplo, quando prestamos serviços ou criamos produtos demorados, como artesanato, a recomendação do influenciador só pode trazer problemas para você. Então, por exemplo, 50-100 pessoas interessadas em nossos serviços ficarão rapidamente desanimadas ao saberem que, com tantos pedidos de seus produtos, vão esperar … meio ano. A forma criativa de promoção precisa estar sempre adaptada às possibilidades reais do nosso negócio.

Começar seu próprio negócio é uma grande oportunidade por um lado, e muito esforço por outro. Todos que se empenharam muito em construir sua própria marca e depois de algum tempo alcançaram o sucesso garantem que valeu a pena percorrer uma estrada longa e muito esburacada para realizar seus sonhos. Planeje, coloque tudo no papel, crie Cadernos Personalizados para cada coisa, e depois vá colocando em prática as suas ideias uma por uma!

Jô Hedler

Website: