Marketing digital: como crescer com o orgânico do Instagram

Uma das principais redes sociais hoje em dia é o Instagram. É nela que muitas empresas decidem focar o seu conteúdo e as suas estratégias de marketing digital.

Quer saber como crescer no Instagram de forma orgânica, conheça aqui algumas dicas para crescer de forma orgânica na rede social:

Como crescer no Instagram?

Crescer no Instagram não é uma tarefa tão difícil quanto parece. No entanto, é necessário ter dedicação e tempo, como ocorre em uma empresa de marketing digital, para se posicionar de forma correta e assertiva, e assim obter bons resultados. 

Veja o que você deve fazer para crescer organicamente no Instagram:

1 – Planejamento

Antes de colocar a mão na massa, é de bom tom começar por um planejamento de conteúdo. Para isso, é necessário considerar alguns aspectos, como a definição de seu público-alvo e Persona, além dos objetivos que você almeja tendo presença na rede social.

A definição de Persona é essencial para qualquer abordagem que envolva produção de conteúdo, já que entender os tipos de usuários que possivelmente se interessariam por seu serviço ou produto, reflete em uma melhor aceitação e em um melhor engajamento.

Para que você tenha sucesso ao estabelecer a sua Persona, você terá de considerar alguns aspectos para delimitar o personagem que melhor representa o seu público ou cliente, considerando seu posicionamento nas redes sociais, possíveis ações e reações em sites, a sua situação demográfica, geográfica e psicográfica.

É pela Persona que você saberá o que produzir para o seu instagram ou de sua empresa e qual linguagem utilizar. Criar pesquisas e colher dados para definir sua Persona é um passo decisivo.

2 – Entenda o que o Instagram quer de você

É muito importante que você crie suas estratégias não só pensando em seu público, mas também pensando no que o Instagram deseja de você ou de sua empresa para que possa reverter em engajamento, e assim, em resultado.

Cada rede social possui as suas particularidades e também uma segmentação de público. Nesse contexto, entenda que o foco da rede social são as imagens, e agora, ainda mais, os vídeos.

Cada vez mais, o Instagram está virando uma plataforma de compartilhamento de vídeos, dando um melhor retorno para pessoas que possuem presença nos stories, IGTV e reels.

Dessa forma, o Instagram é uma rede extremamente visual. Caprichar em seu conteúdo em relação a técnicas de fotografia, design gráfico e criatividade pode fazer com que o Instagram te dê uma chance. Contudo, não ignore jamais o que o seu cliente deseja ver.

3 – Saiba o que você ou sua empresa pode oferecer

É considerando as necessidades dos consumidores de seu conteúdo e as oportunidades que as mais variadas ferramentas podem te trazer que você consegue moldar que tipo de presença a sua empresa deve ter.

É aqui que você definirá os “territórios de marca”, que são as possíveis áreas e assuntos que sua conta poderá explorar para chamar a atenção na rede. Essa definição é de suma importância para o posicionamento não só no Instagram, mas também em demais redes sociais e canais.

Se atente a voz da marca e quais assuntos são pertinentes ou não a seu público, e se são ou não como usar a linguagem.

4 – Organize o seu perfil

Assim como o Instagram é uma rede visual, assim também são os seus usuários. Logo, além de caprichar em seu conteúdo, se preocupe em ter uma conta organizada, concisa e objetiva.

A BIO deve ter todas as informações que alguém que não conhece a sua conta poderia querer saber.

No entanto, tenha em mente que a BIO tem limites de caracteres então delimite informações importantes como de quem a conta pertence, a área que o conteúdo está relacionado, o que vai poder ser encontrado ali e contatos (e-mail, site e telefone). Optar por emojis também é uma forma de chamar atenção.

Em caso de redirecionamento de links, existem plataformas e aplicativos em que você consegue anexar vários links em sua BIO de forma organizada, como o Linktree.

5 – Opte por uma conta comercial

Passar a sua conta para a categoria comercial pode te ajudar ainda mais a entender o seu público e analisar o que dá certo e o que não dá certo dentro de seu perfil.

Com uma conta comercial você tem acesso a dados e métricas que podem te ajudar a estabelecer uma trajetória de sucesso.

Entre as informações que você poderá ter acesso estão impressões, alcance e engajamento, dados de acesso, atividades dos seguidores, respostas à stories, cliques, visualização de vídeos, além das informações quanto à idade, gênero, localidade e país de seus seguidores, além dos horário e dias em que tendem a estar online.

6 – Postagens chamativas

Com todo o conhecimento em suas mãos cabe a você se preocupar em fazer postagens mais chamativas e que gerem interesse e a interação de sua Persona.

Além do assunto relevante e da linguagem coerente com o “ar” que se pretende ser passado, chamar atenção também está na estrutura da legenda.

O uso de emojis é uma estratégia para chamar a atenção ao post, assim como as hashtags que te ajudam a atingir pessoas de fora da sua conta e que possuem interesse em seu nicho e tipo de conteúdo.

Não se esqueça dos stories, eles são uma ferramenta muito importante para gerar identificação com o seu público.

Use e abuse de suas ferramentas (enquetes, caixinha de perguntas, menções, contagem regressiva) elas também prendem o seu expectador. O Reels e IGTV exigem algo mais elaborado, mas que gera muito retorno em troca, além de ser outra forma de alcançar pessoas que se encaixam em sua Persona.

Por fim, crescer de forma orgânica no Instagram não é tão difícil como muitos pensam, e desmistificar essa rede social é essencial para a presença não só digital, mas também no mercado físico.

 

Jô Hedler

Website: