Como desenvolver uma rotina de postagens para o Instagram?

Desenvolver uma rotina de postagens para o Instagram é uma tarefa um tanto quanto complexa. Afinal, é preciso ter uma enorme dedicação diária para se manter ativo e relevante.

Mas, se você seguir alguns passos simples, tudo vai ser mais fácil e o sucesso será uma questão de tempo.

Neste artigo, você vai ver quais são esses passos e como eles podem ajudar você a conquistar os seus objetivos e se diferenciar da sua concorrência. Confira!

Saiba o seu nicho

Para desenvolver uma boa rotina de postagens para o Instagram, você precisa ter um nicho muito bem definido.

De fato, existem plataformas na internet que conseguem se comunicar sobre diversos assuntos com muitas pessoas diferentes, como os portais de notícias.

No entanto, são empresas muito bem estruturadas e com inúmeros funcionários. Do contrário, seria impossível atenderem a demanda de um público tão amplo.

Dessa forma, quando você direciona o seu conteúdo para determinado nicho, como finanças, a comunicação se torna bem mais simples.

Se você sabe o seu nicho, suas chances de fazer sucesso são muito maiores. Portanto, caso ainda não tenha ele bem definido, faça isso o quanto antes!

Produza o que seu público quer consumir

Produzir coisas que gosta é algo importante, mas é ainda mais importante que o seu público queira consumir esse conteúdo.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar na descoberta de conteúdos relevantes. Nessa lógica, algumas são gratuitas e outras pagas.

O Google Trends, por exemplo, é uma ferramenta gratuita perfeita para saber a relevância de determinada palavra-chave ou assunto.

Se você tem um perfil de finanças, por exemplo, por que não pesquisar no Google Trends por “investir no tesouro direito” antes de simplesmente produzir um conteúdo sobre o assunto?

Faça o que gosta para o seu perfil, mas certifique-se de que as pessoas têm um alto interesse por esse tipo de conteúdo. Para descobrir como encontrar esses assuntos em alta, confira o próximo tópico!

Se mantenha informado

Como já dizia o sociólogo Zygmunt Bauman, estamos na era de uma modernidade líquida. De forma bem resumida, isso significa que tudo passa muito rápido e a próxima tendência é imprevisível.

E nesse mundo com novas informações a todo momento, diversos assuntos interessantes surgem constantemente.

Por isso, estar atento ao que acontece ao seu redor é fundamental.

Houve um grande acontecimento político? Como isso pode ser abordado dentro da sua área? Não desperdice oportunidades!

Alguma música está fazendo muito sucesso? Será que é possível descontrair um pouco e engajar com o seu público utilizando-a?

Uma boa dica é buscar por referências em mídias sociais como o Pinterest, assim você pode ver como as pessoas estão abordando determinado assunto.

Nesse ponto, a sua criatividade é o limite e o mundo ao seu redor vai ser sua maior fonte de inspiração.

Planeje

Você já sabe o seu nicho, o que o seu público quer consumir e os principais assuntos do momento. Agora, vamos começar a desenvolver uma rotina de postagens para o Instagram, certo? Errado!

Antes disso, existe um último passo que não pode ser deixado de lado: planejamento.

Para ter sucesso em sua rotina, você precisa saber exatamente o que vai fazer em cada dia.

Ainda que algumas informações sejam imprevisíveis, há muita coisa que pode ser pesquisada, planejada e construída com antecedência.

De forma geral, o ideal é que você tenha pelo menos alguns dias de conteúdos planejados e prontos para serem postados.

Isso é o que garante o sucesso da sua rotina, permitindo, inclusive, que drible os imprevistos que possam surgir e descanse.

Não desista

Com o planejamento em mãos, é chegada a hora de colocar em prática e desenvolver a sua rotina de postagens para o Instagram.

Porém, é importante você saber que os resultados de uma estratégia de produção de conteúdo são sempre pensados no médio e longo prazo.

Em outras palavras, dificilmente você vai observar grandes ganhos no começo e isso pode ser desanimador.

Ainda assim, precisa se manter firme e não desistir, pois é essa a diferença entre quem faz sucesso nessa área e quem não faz.

De algum modo, este post ajudou você a desenvolver a sua rotina de postagens? Deixe um comentário aqui embaixo!

Jô Hedler

Website: