Como aumentar o tráfego de um site? Confira 5 técnicas interessantes!

Como aumentar o tráfego de um site? Quais são as técnicas que podem ser utilizadas para essa tarefa? Existem muitas maneiras de atrair usuários para sua página da web de maneira eficaz.

Neste conteúdo, focamos em trazer algumas ideias interessantes sobre como aumentar o tráfego de um site, para que você possa implementá-las em seus projetos. Acompanhe-nos até o final do conteúdo, vamos lá!

1. Tráfego Pago

O tráfego pago ou a publicidade sempre oferecem resultados excelentes, mas acima de tudo imediatos. Na verdade, promover seus anúncios permite um crescimento mais rápido porque você chama a atenção das pessoas mais próximas de sua oferta. Existem diferentes tipos de publicidade, mas para simplificar, podemos dividi-los em 2 grupos macro:

  1. Pesquisa paga ou publicidade (de diversos tipos) em motores de busca como Google, Bing, Amazon e Youtube;
  2. Social Media Marketing ou publicidade nas principais redes sociais.

A principal diferença entre as duas plataformas é:

  • Quem está em um mecanismo de pesquisa está procurando ativamente por algo;
  • Quem está nas redes sociais muitas vezes tem uma atitude mais passiva na rolagem, não procurando algo específico.

Consequentemente, nas duas plataformas, a mesma pessoa pode ter intenções totalmente diferentes. Por exemplo, se eu der um Google “tênis Nike”, provavelmente estou interessado em comprar essa categoria de produto naquele momento.

Se eu colocar “Nike Shoes” no Facebook, não significa que preciso desse produto naquele momento, então a probabilidade de fazer uma compra é certamente menor.

Dito isso, também é verdade que ver o sapato nas redes sociais pode acender uma “lâmpada” no usuário e, portanto, desencadear uma necessidade que ele deseja satisfazer no futuro, pesquisando no mecanismo de busca.

2. Uso de mídia social

Como aumentar o tráfego de um site? Usando as mídias sociais. Produzir conteúdo é sempre uma ótima ideia para chamar a atenção e se tornar mais conhecido para seus clientes ou futuros clientes. Postar nas redes sociais traz ainda mais lucro. O segredo está em ser proativo e promover suas postagens nas plataformas mais quentes.

Hoje as marcas nas redes sociais adquirem cada vez mais características humanas e, consequentemente, possuem uma personalidade que deve permanecer consistente na comunicação.

As marcas, portanto, são como seres vivos. Elas nascem, falam e se comportam bem ou mal, nos ajudam, envelhecem e às vezes morrem. Algumas marcas nos apaixonamos, enquanto outras nós odiamos.

O que isto significa? Bem, ao definir suas estratégias de marketing e comunicação, se você conhece a personalidade de sua marca, terá um guia de como se comportará e como ela se comunicará.

Se a sua marca for elegante, você certamente não usará frases irônicas de motivação no texto das suas postagens ou pior, na publicidade. Você se comportará da maneira que os clientes esperam de uma pessoa séria e elegante.

3. Os títulos

O título é a primeira coisa que um usuário lê e pode fazer a diferença entre um artigo clicado e um ignorado. Eles são como as vitrines chamativas que você vê nas vitrines todos os dias.

Eles estão aí para pará-lo, fazer você imaginar que é o proprietário de tudo o que eles estão vendendo e forçá-lo a cruzar o limiar psicológico e entrar na loja para comprá-lo. Por isso, vale a pena passar algum tempo procurando o caminho certo.

4. Diferenciar

Conhecer o seu público-alvo pode ser uma jogada vencedora na promoção do seu conteúdo. Mas às vezes isso não é suficiente. O segredo está na variedade: contextos de diferentes comprimentos e formatos, você pode atrair diferentes tipos de leitores.

Alterne postagens mais curtas e cheias de notícias com vídeos mais duradouros. Pode ser uma boa ideia incluir também infográficos e dados para dar maior solidez aos conteúdos. Teste e aprenda o que funciona melhor para você, seu público e principalmente a categoria de produto.

5. Refine sua técnica de SEO

Como aumentar o tráfego de um site? Com certeza as técnicas SEO não podem estar longe de seus olhos. A otimização de conteúdo para mecanismos de busca sempre foi uma prática válida e útil e pode ajudá-lo a aumentar suas visitas.

Você está aproveitando ao máximo a alternância entre texto e imagens? Você está criando links internos entre o conteúdo antigo e o novo? Você consegue tirar o máximo proveito das meta descrições? É interessante realizar um curso de SEO, nesse sentido, para saber mais sobre o assunto. Leia nossas dicas:

1. Certifique-se de que seu site é responsivo

Mesmo se você tiver um site básico, ainda precisa se certificar de que ele está acessível e convenientemente visualizado em uma variedade de dispositivos, incluindo smartphones.

2. Certifique-se de que seu site seja rápido

Como aumentar o tráfego de seu site? Deixe-o rápido. Caso o seu site demorar uma eternidade para carregar, sua taxa de rejeição será muito alta, levando os usuários a sair de sua página em um piscar de olhos. Certifique-se de que suas páginas sejam o mais tecnicamente otimizadas possível.

Para fazer isso, você precisa prestar atenção ao tamanho dos arquivos de imagem, à estrutura da página e à funcionalidade de plug-ins de terceiros. Quanto mais rápido o seu site carregar, melhor.

3. Promova um senso de comunidade

As pessoas querem expressar sua opinião sobre os tópicos pelos quais são apaixonadas. Construir uma comunidade em seu site é uma ótima maneira de iniciar uma conversa, criar engajamento e, portanto, aumentar o tráfego.

4. Revise seus dados analíticos

O Google Analytics é uma fonte inestimável de dados sobre o seu site. Na verdade, essa ferramenta fornece desde as páginas mais visitadas até os dados demográficos de seus usuários. Use essas informações para ajustar suas estratégias promocionais.

Preste atenção em quais postagens e páginas estão provando ser as mais populares e tente entender porque tiveram sucesso. Navegue pelos dados do visitante para ver em que condições o tráfego está aumentando em seu site.

5. Espie seus concorrentes

Se você não usou um software para verificar o que seus concorrentes estão fazendo, saiba que está em grande desvantagem. Esses serviços revelam o desempenho social de sites e conteúdos específicos.

Dessa forma, eles oferecem uma visão geral de quais assuntos são do interesse dos leitores e, principalmente, o que está acontecendo nas redes sociais. Descubra o que as pessoas leem (e sobre o que estão falando) e emule esse tipo de conteúdo para direcionar o tráfego para o seu site.

Essas foram as nossas dicas sobre como aumentar o tráfego de seu site. Gostou delas? Já está colocando alguma em prática? Sentiu alguma dificuldade quanto à implementação de algumas técnicas? Comente abaixo e vamos lhe ajudar. Até a próxima!

Jô Hedler

Website: