Como a UX afeta o desempenho do seu site nos motores de busca
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) mudou drasticamente nos últimos anos. E hoje, mais do que nunca, para obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa é necessário pensar em oferecer uma boa experiência ao usuário.
Quando o SEO se tornou popular, quem era programado ou web designer aprendeu que poderia fazer com que seus sites fossem bem classificados colocando palavras-chave alvo em seus sites o maior número de vezes possível.
Esse método distorceu as classificações de pesquisa do Google, pois os sites com spam conseguiram superar facilmente os sites relevantes. Os usuários da internet rapidamente se irritaram com essa prática e os mecanismos de busca foram forçados a reagir.
Em resposta a esse problema, o Google introduziu várias atualizações que alteraram substancialmente seu algoritmo, alterando a maneira como os sites eram classificados.
Embora segmentar palavras-chave e adquirir backlinks ainda sejam importantes, hoje, eles são apenas uma pequena peça do quebra-cabeça. Os mecanismos de pesquisa agora consideram fatores como métricas do usuário para determinar a relevância de um site para uma determinada pesquisa.
Continue a leitura e entenda como o UX afeta o desempenho do seu site nos motores de pesquisa!
O que é Experiência do Usuário (UX)?
A experiência do usuário (UX) tem tudo a ver com a criação de uma experiência na internet centrada no usuário. A experiência do usuário otimiza a forma como os usuários interagem com seu site, além de procurar possíveis “pontos problemáticos”.
“Pontos de dor” são lugares onde o usuário pode ficar confuso com a interface.
Um bom design de UX ajuda a envolver seus usuários, permitindo que eles localizem facilmente o que estão procurando.
Isso influencia positivamente várias métricas de engajamento do usuário que o Google usa para classificar sites. Quando você se concentra na criação de um bom design de UX, muitas vezes você verá melhorias em seus rankings de pesquisa.
Em essência, se você puder deixar o usuário feliz, você terá uma classificação mais alta no Google.
Métricas de engajamento do usuário que importam para SEO
Existem algumas métricas muito importantes para melhorar o SEO. Aqui estão algumas das principais que você deve ter atenção.
- Taxa de rejeição
- Tempo de permanência da página
As métricas a seguir informam ao Google quão bem as páginas do seu site envolvem seu público, indicando a sua relevância para uma determinada consulta de pesquisa. Entenda melhor a seguir como cada uma delas funciona.
1. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição do seu site é a porcentagem de usuários que saem do site depois de visualizar apenas uma página – geralmente sua página inicial ou uma página de destino.
Uma alta taxa de rejeição pode significar que seus usuários não encontraram o que estavam procurando. Em vez disso, eles perderam o interesse apenas na primeira página e foram embora.
Existem muitas razões pelas quais você pode estar enfrentando uma alta taxa de rejeição, mas algumas das mais comuns são um design de site ruim, design de UX confuso, conteúdo irrelevante e velocidade lenta da página.
Ter uma alta taxa de rejeição pode ser um problema, já que sua taxa de rejeição é um fator tão ponderado no algoritmo de classificação de pesquisa do Google.
2. Tempo de permanência na página
Outra métrica que o Google considera é a quantidade de tempo que os usuários passam em uma determinada página, conhecida como tempo de permanência.
Se os usuários passam muito tempo em seu site, o Google considera isso uma indicação positiva. Como alternativa, se os usuários passarem apenas um curto período de tempo em seu site, o Google decidirá que a página não foi útil ou relevante para a consulta de pesquisa.
Quando você se concentra em fornecer conteúdo útil e relevante, seus usuários se envolvem, passando mais tempo em seu site. Envolver os usuários melhora suas métricas, o que aumenta sua classificação geral de pesquisa.
Portanto, quanto mais você focar em UX, de fato, maiores serão as chances do seu site oferecer uma ótima experiência aos seus visitantes e obter melhores resultados das métricas citadas acima. Com isso, o Google entenderá que ele tem relevância ao seu público-alvo.
Claro, existem muitas outras questões que envolvem o SEO e que são importantes para que as páginas do seu site consigam um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. No entanto, pensar na experiência do usuário é algo extremamente importante para que o seu site chegue lá.
Fatores de design de UX que melhoram o SEO
Agora que abordamos algumas das principais métricas de usuário que podem afetar as classificações de SEO, vamos ver como podemos melhorar essas métricas com foco no design aprimorado de UX.
Aqui estão os aspectos de design de UX que afetam o SEO:
- Velocidade da página;
- Capacidade de resposta móvel – site responsivo;
- Estruturas de URL;
- Cabeçalhos;
- Menus simplificados.
Para que o seu site realmente consiga alcançar um bom posicionamento no Google, é crucial que você – ou quem está desenvolvendo o seu site – tenha em mente que UX e SEO estão diretamente relacionados. Portanto, foque em oferecer o melhor site possível para o seu público-alvo.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele tenha esclarecido como UX pode afetar o posicionamento do seu site em resultados de pesquisa!