Como vender nas redes sociais: ideias e estratégias para aumentar suas vendas

54% das pessoas dizem que usam as mídias sociais para encontrar recomendações e conselhos sobre novos produtos para comprar.

Para empresas e lojas, vender nas redes sociais significa, portanto, atingir um público potencialmente infinito de clientes para quem eles podem mostrar seus produtos.

Neste artigo, explicaremos as vantagens de vender nas redes sociais e como vender nas redes sociais mais populares e usadas, incluindo Facebook, Instagram, Pinterest e TikTok.

Vender nas redes sociais: os benefícios do comércio social

O que é comércio social? Este termo indica a venda de produtos e serviços dentro de plataformas sociais, sem sair do site.

Comparado ao social shopping, ou uso das mídias sociais para aumentar a visibilidade e as vendas da empresa, fazer social commerce significa vender diretamente nas redes sociais.

E como as pessoas passam a maior parte de seus momentos livres, pausas para café ou viagens de carro percorrendo seus feeds de mídia social, começar a vender nas mídias sociais é uma grande oportunidade de encontrar novos clientes nas plataformas que já usam.

Por outro lado, os números falam por si, e não é por acaso que se estima que o valor das vendas globais nas redes sociais deva aumentar de 958 bilhões de dólares em 2022 para 2.900 bilhões de dólares em 2026 (Statista, 2022). Além disso, 54% dos usuários sociais dizem que os usam para obter conselhos sobre produtos e serviços para comprar (GlobalWebIndex, 2021).

Como vender nas redes sociais de forma eficaz

Para vender com sucesso nas redes sociais, você precisa engajar seu público criando conteúdo de qualidade, um exemplo é o site da 22Bet, que faz sucesso nas redes em vários lugares do mundo. Você pode capturar a atenção das pessoas com publicidade, mas para convertê-las em clientes você precisará comunicar confiança e autoridade.

Aqui estão algumas dicas práticas sobre como vender nas redes sociais:

1. Escolha a plataforma certa

Como começar a vender nas redes sociais com o pé direito? Ao escolher a plataforma certa.

Para encontrá-lo, tudo depende do que você vende e de quem são seus clientes. Começa definindo uma persona de comprador, ou um tipo de cliente típico a ser alcançado.

Por exemplo, se você vende produtos de alta qualidade e seu público-alvo tem entre 35 e 54 anos, o Facebook é o melhor lugar para vender. Se você deseja alcançar usuários mais jovens, como a Geração Z, você os encontrará no Instagram e no TikTok. Ou ainda, se você vende utensílios domésticos ou está pensando em vender móveis online, estabeleça sua presença nas redes sociais que as pessoas usam para encontrar novas ideias, principalmente o Pinterest.

2. Crie conteúdo de qualidade para aumentar o engajamento

Para vender nas redes sociais, não basta colocar produtos à venda e esperar que os clientes cheguem por conta própria. Você precisa de uma estratégia para aumentar sua visibilidade, usando o algoritmo, e aumentar o engajamento.

Em outras palavras, você precisa criar conteúdo que atraia as pessoas. Por exemplo, além de postagens de produtos, você pode desenvolver um plano editorial que inclua a publicação de conteúdo diferente, incluindo postagens em carrossel e infográficos detalhados, vídeos de bastidores do Reel ou Instagram, sessões de perguntas e respostas e muito mais.

Se você ficar sem ideias, aqui estão algumas ideias para encontrar o que postar no Instagram. Independente das linhas editoriais, o importante é postar de forma consistente. Busque escrever sobre assuntos que as pessoas estão procurando, como Agendas Personalizadas em Porto Alegre, por exemplo.

3. Interaja ativamente com seus seguidores e responda às mensagens

Lembre-se que você está vendendo nas redes sociais, então não pode deixar de lado o aspecto social: abaixo com as respostas aos comentários, reações e interações com seus seguidores e muito mais!

Além disso, fique sempre atento às mensagens recebidas e tente responder rapidamente aos usuários oferecendo um excelente suporte ao cliente: para ajudá-lo, você pode configurar respostas automáticas.

Dessa forma, as pessoas poderão receber respostas pré-configuradas para as dúvidas mais comuns, mesmo na sua ausência.

4. Use conteúdo gerado pelo usuário para aumentar a prova social

Quando se trata de comprar um produto ou serviço, 93% das pessoas confiam mais nas recomendações de outras pessoas do que em qualquer anúncio. Além disso, 93% dos profissionais de marketing também relatam que o conteúdo gerado pelo usuário tem um desempenho melhor do que o conteúdo de marca.

É por isso que você deve se concentrar fortemente no Conteúdo Gerado pelo Usuário para alavancar suas vendas: além de comunicar uma imagem mais real e autêntica da sua marca, juntamente com críticas positivas, os UGCs são um importante elemento de prova social que incentiva as pessoas a concluir a ‘compra’.

5. Aproveite os anúncios e faça retargeting

Por fim, como qualquer estratégia de marketing de mídia social que se preze, você deve alocar uma parte do seu orçamento para anúncios pagos (por exemplo, anúncios do Facebook) para dar um impulso adicional à visibilidade de seus produtos. A boa notícia é que você não precisa de grandes quantias para começar e pode manter seu orçamento sob controle definindo limites de gastos.

Em particular, ele usa o retargeting para exibir anúncios para pessoas que já visitaram sua loja ou navegaram em seu catálogo de produtos sem concluir a venda e convencê-los a concluir a compra.

Jô Hedler

Website: