Como o apelo emocional é eficaz no marketing?

Recorrer ao apelo emocional é um tipo de prática capaz de levar a resultados muito mais eficazes por parte do mercado, com o mesmo acontecendo até mesmo em nossas vidas pessoais, com o lado emotivo sendo responsável pela conquista de muitas coisas.

Estamos falando daquela chantagem que somente uma voz carinhosa e um lindo desenho que uma criança pode utilizar para pedir por um brinquedo diferente, com seus pais muitas vezes cedendo não por algum merecimento, mas pela forma como tal pedido foi feito.

O mesmo pode ser dito sobre os mais diversos tipos de relações sociais, o que abrange desde um casal de amigos, namorados e até mesmo colegas de trabalho, onde um funcionário usa de um apelo emotivo para pedir que alguém o cubra na escala do dia.

Essa mesma abordagem pode ser usada nos mais diversos campos, como para convencer o seu filho pequeno a ir ao médico realizar exames variados, como um doppler transcraniano. O mesmo serve para a ida ao dentista e o seu pirulito a receber de prêmio.

Se o uso desse tipo de recurso pode garantir tantos resultados no meio social, não chega a ser nenhuma surpresa como se trata de uma tática a ter sucesso dentro do marketing, garantindo com que uma empresa possa ser vista de maneira especial por parte do público.

No geral, uma atividade que pode garantir com que uma companhia recebe uma atenção diferenciada dentro do seu mercado, aproximando-se melhor da sua audiência, sendo isso algo capaz de resultar em um destaque único frente a alta competitividade dos dias de hoje.

Uma abordagem que pode ser válida para os mais diferentes tipos de segmentos, o que inclui também as atividades industriais, onde uma balança digital comercial pode aumentar seu número de compras graças à segurança do público junto a esse item.

Para que seja possível essa aproximação, é válido destacar a forma em que esse fornecedor se porta dentro do mercado, buscando divulgar não apenas os seus produtos, mas sim a forma em que essa companhia se apresenta, mais próxima ao público.

Contudo, para que seja possível conquistar essa melhor referência, é válido ir além das estratégias comuns de marketing, como uma tática de preço ou distribuição, mas sim olhar para a imagem única de um negócio, algo que pode partir de um apelo mais emotivo.

O que o marketing emotivo tem de especial?

Quando pensamos no destaque que o ser humano conquista na natureza, é comum pensarmos no seu nível de inteligência. Algo de bastante importância para a evolução humana, caso contrário estaríamos até hoje esperando pela dádiva do fogo.

No entanto, se existe algo que faz dos seres humanos de fato especiais, é o seu apelo emocional, ou seja, a capacidade que temos de nos relacionar, criar laços familiares, sentir a necessidade de proteger um ao outro ou até mesmo chorar com um filme de romance.

Mas antes de ficar falando sobre qual é a motivação do ser humano na Terra ou qualquer coisa filosófica do tipo, é importante citar como essa motivação emocional pode ser importante para as mais diversas atividades, o que inclui a realização de uma compra.

Ao encontrarmos uma promoção imperdível ou então vermos um lindo vestido ou terno na vitrine, é possível ficarmos tão interessados nesses itens que podemos realizar uma compra completamente por impulso, sem sequer analisarmos a necessidade em cima do produto.

Essa situação ocorre não por causa de um pensamento profundo de mercado, analisando se tal compra é necessária no momento, mas sim por um estímulo emotivo, deixando o seu coração tomar conta da sua carteira, deixando de lado até mesmo seu controle financeiro.

Estamos falando de um tipo de motivação que pode ser bastante interessante para o mercado, até mesmo para itens específicos, como um fornecedor de tubo de silicone transparente, que pode aumentar suas vendas ao realizar uma promoção de destaque.

Para que isso seja possível, basta também para uma empresa apostar em sentimentos diversos a serem causados através de suas campanhas, o que pode incluir sentimentos como:

  • Ganância;
  • Medo;
  • Altruísmo;
  • Orgulho;
  • Inveja.

Pontos que podem fazer com que uma empresa conquiste uma imagem humanizada, sendo vista quase como um amigo ou colega por parte do público, apostando assim em sentimentos que a tornem próximos dos seus clientes, com seus erros e acertos.

Tal tipo de abordagem pode fazer com que uma empresa de máquina de fazer massa consiga ampliar o seu número de vendas, associando seu equipamento a uma forma de ajudar sua família a expandir um negócio, melhorando sua situação de vida.

Esse tipo de apelo faz parte da realidade do marketing emotivo, uma estratégia que exige também um certo cuidado por parte das empresas, afinal, apoiar em uma bagagem emocional significa colocar-se disposto a lidar com reações mais extremas.

Ou seja, da mesma forma em que uma empresa pode aumentar suas vendas, ela também pode receber críticas muito mais duras ao aumentar seus preços, por exemplo, com tal prática sendo vista não como algo comum no mercado, mas sim como uma traição.

É por isso que é preciso ter bastante atenção à forma em que esse marketing emocional vem sendo trabalhado por uma companhia, para garantir com que uma clínica de fisioterapia aquática seja vista como uma grande parceria, além de algo hospitalar.

Lidando com emoções no mercado

Para que esse apelo emocional traga os melhores benefícios, tal como alguns dos exemplos que foram sendo apresentados com o passar do texto, é importante que algumas etapas sejam respeitadas na adoção desse tipo de estratégia emotiva, o que envolve:

Escolha da emoção adequada

Para cada produto ou serviço, pode existir um tipo específico de emoção a ser trabalhada por uma empresa, tal como o conforto a ser garantido por uma agência funerária, a felicidade associada a uma marca de doces e o desejo alinhado a produtos eróticos.

O mesmo vale para a ideia de segurança a ser trabalhada por uma companhia que oferece os serviços de destruição de documentos, evitando assim uma certa preocupação com seus clientes, facilitando a conquista dessa audiência.

Diante disso, é importante estudar com atenção o seu público e o seu mercado, de forma a escolher qual será a emoção que melhor pode conectar esses dois campos.

Autenticidade e relevância

Dentro dessa estratégia emocional, é importante destacar o alcance de um estado que garanta uma maior visibilidade para sua marca, trabalhando para que ela tenha uma visão especial por parte do público, tudo graças a essa sua abordagem específica.

Tal objetivo deve ser trabalhado pela comunicação e estratégias de venda de um negócio em particular, sendo importante ter atenção para como sua abordagem emocional está sendo aplicada, para conquistar uma audiência, mesmo que a longo prazo.

Humanização da companhia

Outro ponto importante é a busca pela humanização dos seus negócios, permitindo com que uma marca de automóveis se torne sinônimo de companheirismo, com tal emoção indo além da qualidade de suas peças, como um sensor de nível de combustível.

Trabalhar com essa humanização é algo a ser garantido tanto aos seus produtos e serviços como à história da marca em si, sendo indicado dar um certo destaque para seus funcionários junto à sua comunicação, reconhecendo o valor humano que esse time traz.

Abraçando o storytelling

Para que muitos dos temas citados acima possam ser abordados corretamente, é importante desenvolver uma história especial para a empresa, garantindo assim com que essa abordagem emotiva possa ser aplicada dentro de todos os canais de uma companhia.

A partir disso é possível investir até mesmo em pontos mais específicos, obtendo uma identificação com o público, sendo algo que pode aumentar o seu interesse com uma marca, elevando assim seus resultados dentro do mercado.

Trabalhar com essa abordagem mais emotiva é algo que pode fazer com que a aplicação de um sistema de alarme de incêndio endereçável possa ser vista não apenas como uma obrigação para um negócio, mas também como uma proteção para a sua família.

Uma estratégia que vem se tornando cada vez mais comum no mercado, a ponto de ser possível destacar algumas marcas que tiveram grandes sucessos ao trazerem exemplos associados ao marketing emocional.

Ações essas que vão desde a conquista da felicidade, trabalhada por uma marca de refrigerante, até mesmo a visão de uma beleza mais natural e humana, sendo uma prática que muito vem sendo adotada por quem participa do ramo dos cosméticos.

No geral, não é uma estratégia tão distante do público, sendo preciso apenas chegar o final do ano para as pessoas se emocionarem com os comerciais natalinos de uma empresa. A diferença hoje está na forma como essa abordagem emocional vem se expandindo.

O mais importante é saber como aplicar isso dentro do seu marketing, alcançando uma melhor aproximação do público, usando de um laço emotivo para aumentar até mesmo a sua performance dentro do mercado.

Jô Hedler

Website: